Portal do Governo Brasileiro

Sobre o Portal

Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

O Portal SBE reitera o compromisso do governo brasileiro de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.

Buscando maior desenvolvimento e fortalecimento do Portal SBE, a SGTES/MS estabelece em 2015 parceria junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS (BIREME/OPAS/OMS) para incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde. A disseminação da Prática Baseada em Evidências, entendendo-a como importante movimento de mudança nas práticas assistenciais, o uso e disseminação de evidências em saúde, bem como o compartilhamento da experiência na Região das Américas e junto aos países da Cooperação Sul-Sul, também serão finalidades desta parceria.

 
 
 

Quem pode acessar?

O acesso aos conteúdos é definido pelo vínculo dos profissionais de saúde ao seu respectivo Conselho Profissional. Desta forma, tem acesso à pesquisa os profissionais das 14 áreas da saúde, sendo estas: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnico em Radiologia. Os profissionais e alunos vinculados aos Programas PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) e ao “Programa Mais Médicos para o Brasil” também têm acesso aos conteúdos.

Ciente de que a efetivação de mudanças na prática clínica, através da utilização de Prática Baseada em Evidências, será melhor alcançada se implementada a partir dos níveis de formação profissional em saúde, a SGETS/MS disponibilizou, a partir de 2014, o acesso ao Portal SBE também aos acadêmicos dos cursos das áreas da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e filantrópicas.

 

 
 

Instituições parceiras

Universidades públicas e filantrópicas são parceiras do Portal SBE. Veja abaixo a lista de instituições que possuem acesso. Para treinamento sobre as bases de dados, procure a biblioteca de sua universidade.

 

UFAC
UFAL
UEA
UFAM
UNIFAP
UEFS
UFRB
UESB
uece
ufca
ufc
fepecs
unb
ufg
ufma
unimontes
unifal
ufop
ufsj
ufv
ufvjm
ufjf
ufgd
ufmt
uepa
ufpb
univasf
imip
ufpe
ufpi
uel
uem
uepg
unicentro
unioeste
ufpr
unila
puc pr
unirio
ufrn
ufrr
unifra
unisc
ufscpa
UFPEL
ufsm
furg
ufrgs
ulbra
udesc
unesc
uffs
furb
ufsc
ufs
famena
famerp
puc sp
ufscar
unifesp
uniso
unesp
uft

+Conhecimento

Navegue em outras ofertas educacionais do Ministério da Saúde